História

Fundação:

1958

Aniversário:

09 de dezembro

Gentílico:

Novo-brasilense

População:

3.527 habitantes

Área:

649,349 km²

História

Foi em meados de 1950, que nossa história começou a ser escrita. Através de umas picadas, chegaram ao interior do estado, a alguns quilômetros da cidade de Goiás, paranaenses vindos de Londrina: Tertuliano de Albuquerque, Inácio Garcia, José Porto, João Marques, João Alves, dentre outros; todos em busca de terras férteis para o cultivo de produtos agrícolas. Essas famílias radicaram-se nas terras banhadas pelos ribeirões: Carapuça, Bocaina, Fazenda Nova e Boa Vista.
A religiosidade movia os moradores daquele singelo povoado. Em todo primeiro domingo de cada mês, reuniam-se para a reza do terço. Uma das moradoras possuía a imagem de Nossa Senhora de Aparecida, razão pela qual a santa passou a ser a padroeira da cidade. Foi numa dessas rezas que o nome do município foi escolhido, quando um dos presentes, ressaltou a necessidade de dar um nome ao povoado e, movido pelo ufanismo patriótico, declamou ser aquela terra, um novo Brasil, devido a sua localização, clima, relevo, que garantiria grandes possibilidades de progresso… então, fazendo alusão ao descobrimento do nosso país, um deles levantou-se e concluiu com a aprovação dos demais: “…está decidido, esse será o nome do lugar: Novo Brasil!”.
Com o passar dos anos, várias outras famílias migraram para o povoado de Novo Brasil, vindas da Bahia, de Minas Gerais, Paraná, Piauí. E o povoado foi crescendo gradativamente, até se tornar distrito de Fazenda Nova, através do empenho do Sr: José Carlos Rabêlo. Em 1955, o povoado contava com uma população razoável, que aspirava a emancipação política. Em reuniões diversas, onde o assunto era política local, começaram a surgir as lideranças pró-emancipação. Os senhores: Acylino Mourão, Degir Miranda Teles, Virgílio Alves Bonfim, José Carlos Rabêlo, João Luís Barbosa, Oscar Inácio da Silva, João Pains Pinto, Maria Batista de Sousa e outros mais, partiram em busca de apoio político, encontrando-o nas pessoas dos deputados estaduais: Almir Turisco de Araújo e Israel Amorim, que providenciaram os trâmites legais para que o município se desmembrasse do município de Fazenda Nova, alcançando a autonomia política.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Novo Brasil (ex-povoado), pela Lei Municipal s/nº, de 10-11-1958, subordinado ao município de Fazenda Nova.
Elevado à categoria de município com a denominação de Novo Brasil, pela Lei Estadual n.º 2.345, de 09-12-1958, desmembrado de Fazenda Nova. Sede no atual distrito de Novo Brasil. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.